Qual tesoura escolher?

Hoje vamos comentar sobre a melhor amiga do barbeiro, a tesoura. São tantos modelos e marcas oferecidos no mercado, que muitas vezes geram dúvidas na escolha do produto, principalmente para quem está ingressando no mercado agora.
Deve-se levar em conta que cada modelo de tesoura tem sua função, devendo ser usada conforme o efeito do corte de cabelo desejado.
Os modelos mais básicos e essenciais para qualquer profissional executar seu trabalho, são as tesouras de corte fio laser, fio navalha e fio desbaste.

Tesouras fio Laser


“As tesouras com fio à laser apresentam uma micro serrilha em uma ou ambas as lâminas dando uma maior precisão ao corte, a ideia do nome veio da Europa, quando se descobriu que esse processo de corte dá um resultado extremamente preciso, como de um laser. “Ela prende a mecha e impede que o cabelo escorregue. Por isso, é ótima para cortes retos (para cabelos mais longos) e feitos com a técnica do pente livre.”


Tesouras fio Navalha


“A Tesoura navalha é muito mais afiada do que as outras. É perfeita para desfiar os cabelos e fazer repicados com pontas assimétricas. Por outro lado, não é indicada para a estilização de cortes retos, porque suas lâminas funcionam exatamente como duas navalhas.”

Tesouras Dentada


“tesoura dentada, sendo usada para diminuir o volume dos cabelos sem tirar no comprimento dando maior leveza aos fios; serve tanto para cortes femininos como para cortes masculinos, com diferença nas técnicas utilizadas (as tesouras com maior número de dentes são para os cabelos masculinos e as com menor número para os cabelos femininos).”

Outras


Além das opções básicas, têm-se no mercado as tesouras: térmica, fio desbaste com fio navalha, e outras com design especial para uma melhor ergonomia.

tesoura térmica possui lâminas que podem aquecer até 150° C, permitindo além do corte mais reto, cauterizar as pontas e garantir um melhor resultado garantindo a ausência de pontas duplas.

Já a tesoura dentada com fio navalha, foi feita para cortar o cabelo do meio até as pontas, dando leveza aos fios somente pelo ato de encaixá-la e deslizá-la. Um erro é usá-la para cortar desde a raiz, uma vez que esse modelo é apenas para diminuir o volume e não o comprimento.

Muitas tesouras possuem design especial de forma a garantir maior ergonomia. É fácil encontrar várias opções com anéis de encaixe do dedo polegar, em especial, o giratório. Essa característica confere maior flexibilidade durante o corte, principalmente na hora de picotar cabelos masculinos. Os modelos com rabisca (descanso) ou ponto de apoio, servem para gerar também, maior comodidade ao profissional e evitar agressões ao nervo extensor do dedo mínimo. Se não utilizar o apoio, o cabeleireiro se expõe a sérios problemas, como desgastes e lesões.

Deve-se levar em consideração também, as diferentes polegadas 5, 5.5, 6, 6.5 e 7; sendo que a maneira correta de escolher é “vestindo” e simulando movimentos de cortes, lembrando que as tesouras maiores são usadas para definição do comprimento,  enquanto as menores para estilização e cortes.

Diante de tantas opções vale lembrar que a tesoura é um material extremamente pessoal e por ser um bem durável, vale cada centavo gasto e está relacionado ao status. Muitos clientes reparam, percebem a troca e elogiam quando há um design sofisticado. Seu preço é variável, pois depende do modelo e da marca. Como os iniciantes da profissão tem maior facilidade em deixar o instrumento cair no chão, vale adquirir um modelo mais barato para evitar possíveis prejuízos.

durabilidade da tesoura está diretamente ligada à limpeza e à armazenagem correta, pois a cada corte é necessário retirar todo o resquício de cabelos, e lubrificá-la (uma gota de óleo na lâmina próxima ao parafuso) a cada dez cortes. Vale guardá-la  em local apropriado, de forma a evitar atritos com outros materiais. Já o momento certo para deixa-la de lado, é quando notar que está “mastigando” os fios em vez de corta-los.

Enfim, antes de adquirir uma tesoura, leve em consideração o resultado do corte desejado, o design que ofereça maior conforto e praticidade para o tamanho da mão, e, o valor que está disposto(a) a investir.

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário